quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A verdade não me faz sentido...

"Será preciso coragem para fazer o que vou fazer: dizer. E me arriscar à enorme surpresa que sentirei com a pobreza da coisa dita. Mal a direi, e terei que acrescentar: não é isso! Mas é preciso também não ter medo do ridículo, eu sempre preferi o menos ao mais por medo também do ridículo: é que há também o dilaceramento do pudor. Adio a hora de me falar. Por medo?
E porque não tenho uma palavra a dizer. Não tenho uma palavra a dizer. Por que não me calo então? Mas se eu não forçar a palavra, a mudez me engolfará para sempre em ondas. A palavra e a forma serão a tábua onde boiarei sobre vagalhões de mudez.
E se estou adiando começar é também porque não tenho guia. O relato de outros viajantes poucos fatos me oferecem a respeito da viagem: todas as informações são terrivelmente incompletas.
Sinto que a primeira liberdade está pouco a pouco me tomando... Pois nunca até hoje temi tão pouco a falta de bom gosto: escrevi "vagalhões de mudez", o que antes eu não diria porque sempre respeitei a beleza e a moderação intrínseca. Disse "vagalhões de mudez", e meu coração se inclina humilde, e eu aceito."

"Mas é que a verdade nunca me fez sentido. A verdade não me faz sentido! É por isso que eu temia e a temo. Desamparda, eu te entrego tudo para que faças disso uma coisa alegre. Por te falar eu te assustarei e te perderei? Mas se eu não falar eu me perderei, e por me perder eu te perderia."

Clarice Lisperctor em A paixão segundo GH