sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A voz do excluído está no ar



Estive presente na feira do livro no Hangar aqui em Belém.
Com 178 stands, palestras, oficinas e shows com artistas locais e nacionais e homenageando a França, a feira já recebeu milhares de visitantes, seja o próximo! Ela estará aberta até dia 15! Em sua programação, tive a oportunidade de assistir mais uma vez um dos maiores defensores da cultura Hip Hop no Brasil, o querido MV Bill.
Neste evento ele não cantou, mas através de duas palestras eu pude me informar mais sobre o movimento negro.
O MV, disse que ele não faz mais parte do movimento negro, que agora ele é o preto em movimento... E explicou muito bem sua decisão. Disse que enquanto quis passar a diante seu documentário “Falcão, meninos do tráfico”, ele não teve apoio algum da galera do movimento, e apenas quando o filme foi conhecido por alguém de alto escalão no governo e apresentado para a sociedade, as pessoas respeitaram e não tomaram mais aquela iniciativa como apologia e sim como a realidade. Agora ele desenvolve um trabalho espalhado por todo o Brasil, visando transformar dons de jovens periféricos em arte, e ainda diz que o espaço da arte não está aberto para todos, mas que através de seu projeto (CUFA) é desenvolvido o convívio em sociedade, o respeito e coisas essenciais para a evolução.
Eu particularmente respeito sua decisão, mas acho que com essa atitude ele poderia continuar no movimento e mostrandro para todos que é possível chegar com honra e vitória onde ele está, pois seu exemplo abriu portas para nunca mais serem fechadas pois todos nós estamos em processo evolutivo e isso foi apenas mais um desafio ganho independente de qualquer movimento. Mas é claro que cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Nem imagino a dor e a raiva que ele teve quando por duas vezes sua casa na CDD foi arrobada por policiais querendo as fitas... Nem quando ele passeou no carro da polícia com uma arma em sua direção...
E agora ele pode conversar de igual pra igual com os policiais recebendo-os em suas unidades para eles conhecerem o que é o projeto, assim levantando a bandeira da paz.
Queria muiiiiiiiiiiitoque muitas outras pessoas pudessem escutar tudo o que ele falou..............
A CUFA está aberta para receber-nos com propostas e como voluntários...
A feira está muito linda! No dia a abertura teve show do Lenine, hoje tem show do Flávio Venturini e amanhã do João Bosco, entre mil e uma atividades...
Grande Salve pra todos,

Natália Azevedo

2 comentários:

  1. Gostei muito dosom e do que tu escreveste.
    Pareces ser uma pessoa bem fixe :)
    Estamos todos no caminho da evolução, acho apenas que algumas pessoas se dão mais conta disso do que as outras.
    Paz! Tu fica bem ;)

    ResponderExcluir
  2. Brigada querido, grande Salve p ti! E tu fica bem também! Beijooos

    ResponderExcluir